Portal da Cidade Mogi Guaçu

causa importante

Vereador Fernandinho participa de implementação de frente parlamentar para PCDs

Pessoas com doenças raras também serão contempladas neste movimento; A frente é puxada no estado de São Paulo pela deputada Valéria Bolsonaro

Postado em 14/09/2021 às 11:11 |

O vereador Fernandinho Marcondes participou na última segunda-feira, 13, da implantação da Frente Parlamentar das Pessoas com Deficiência e Doenças Raras nos Municípios do Estado de São Paulo. O evento aconteceu na Red Eventos, em Jaguariúna, e teve como anfitriã a deputada estadual Valéria Bolsonaro.

Mais de 100 municípios estão abraçados em favor dos Direitos das Pessoas com Deficiência sendo este, o resultado de um trabalho liderado por Valéria.

Há alguns meses, a Deputada e sua equipe têm visitado cidades paulistas, a pedido da Ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, com o objetivo de descentralizar a Frente Parlamentar que trabalha em favor da inclusão, para levar resultados efetivos onde realmente estão as necessidades: nos municípios.

"Após meses intensos de trabalho e visitas, hoje no Red Eventos Jaguariúna, realizamos o evento que marca esse pontapé inicial das Frentes Municipais. Já somos 100 cidades com Frentes Parlamentares implantadas ou com o projeto em andamento. Certamente seremos muito mais e em breve poderemos registrar o quanto os municípios avançaram e o quanto as pessoas com deficiência foram beneficiadas com mais essa iniciativa do Governo Federal em parceria conosco," ressaltou a Deputada.

Estiveram presentes na cerimônia além de prefeitos, vereadores e líderes de instituições, o Ministro Substituto da Ciência e Tecnologia, Sérgio Freitas, que representou o Ministro Marcos Pontes, a Deputada Federal e vice- presidente da Frente Nacional em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Carla Zambelli, o vereador de São Bernardo do Campo, Paulo Eduardo Lopes, conhecido como Paulo Chuchu, que na oportunidade representou todos os parlamentares presentes nas Frentes, o Deputado Paulo Freire, o Diretor de Ciências Médicas da Unicamp, Luis Carlos Zeferino, que falou sobre o trabalho realizado para atender e formar pessoas especializadas para cuidar de pessoas com o TEA (Transtorno do Espectro Autista), a Secretária Nacional dos Direitos da Pessoa com deficiência Priscila Gaspar, o Secretário Nacional de Cultura, Mário Frias, outras autoridades e a Ministra Damares Alves.

Diversas apresentações musicais marcaram o evento, dentre elas Kátia Franco, vencedora do Sharon Brasil, do Programa Raul Gil, grupo Águas de Lindoia e o grupo teatral e musical da APAE de Campo Limpo Paulista.

Hoje já são 40 milhões de pessoas no Brasil que têm algum tipo de Deficiência. A Ministra Damares falou da importância dos municípios trabalharem nos detalhes e fazerem a sua parte.

“Acho que São Paulo vai ser o primeiro estado do Brasil que vai ter pelo menos um vereador cuidando desse desafio em todos os municípios. A gente precisa que essa política continue, que vocês vereadores continuem e que essa onda se espalhe para todo o Brasil”, afirmou Damares.

A Coordenadora das Frentes no Estado de São Paulo, Valéria Bolsonaro reiterou que o trabalho só está começando, mas que mesmo no início já demonstra um grande salto em relação a um passado próximo.

"Nossa primeira dama, Michelle Bolsonaro mostrou no primeiro dia deste governo, em seu discurso feito em Libras, que as pessoas com Deficiência teriam muito mais oportunidade e respeito a partir de então. E é isto que está acontecendo em nosso Brasil. Nós, precisamos progredir sempre e é por isso que tenho um pedido especial hoje aos nossos prefeitos e vereadores: Ajude-nos a continuarmos trabalhando por um Brasil cada vez mais humano, com mais oportunidades e inclusão," finalizou.


Fonte:

Deixe seu comentário

Outras notícias